top of page

Waldírio Castro é bixa-artista-pesquisador-curador indisciplinar. É especialista em Semiótica pela UECE, atualmente integra o Mestrado em Artes PPGARTES-UFC e a Licenciatura em Artes Visuais na UNINTER. É autor do livro "Em terra de homofóbicos casamento gay é arte: Artivismo, norma e disrupção". Tem interesse na pesquisa em arte de modo expandido e adisciplinar. Atualmente investiga as artes contemporâneas e os processos de curadoria atravessadas pelas perspectivas queer. 

Formado no Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes e no Curso Técnico de Teatro Musical SESI-SP. Na música tem formações no curso livre de canto erudito na EMESP e o Curso de extensão em instrumento musical (Acordeom) IFCE. No cinema tem formações nas extensões de atuação para vídeo, e produção audiovisual promovidas pela UEPB e no curso livre de cinema da Casa Amarela UFC. É integrante do Coletivo WE, do NUEP (Núcleo de estudos da performance) e da Plataforma Imaginários Arte.

Na curadoria foi um dos curadores do Sistema Aberto I e II (2019,2020) na Galeria Sem título, Fortaleza-CE e da mostra Imaginários Queer - Quixadá -CE (2022) e Imaginários Queer -Valência- Espanha (2023). Nas artes visuais, um dos seus principais trabalhos é a instalação-performática O que pode um casamento (gay)? - 70º Salão de Abril (Fortaleza-CE -2019) / Museari Queer Art (Valência-Espanha - 2021). Na performance, seu último trabalho foi a intervenção urbana "Hora Aula" realizada em Fortaleza -CE. Nas artes cênicas seu último trabalho é a performance musical O brasil é o meu abismo. No ensino foi um dos coordenadores pedagógicos do PRIS ( Programa de Residências e Intercâmbios, promovida pelo Centro Cultural Porto Dragão (2022).

CONTATO

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page