top of page

Waldírio Castro é bixa-artista-pesquisador-curador indisciplinar. Doutorando em artes pelo PPGARTES UFPA (Bolsa CAPES) na linha de Memórias, Histórias e Educação em artes onde investiga a invasão das multidões transviadas no espaço da curadoria propondo com isso o conceito de (Cuir)adoria. É mestre em artes pelo PPGARTES UFC na Linha 01 Arte e pensamento (Bolsa FUNCAP) onde pesquisou os efeitos produzidos por obras de arte contemporânea cearenses com perspectivas queer que sofreram processos de censura no Ceará. É especialista em Semiótica pela UECE onde pesquisou por meio da semiótica tensiva, os efeitos discursivos produzidos por trabalhos com perspectvas queer. Sua produção artística se dá em diferentes suportes, mídias e meios como performance, videoperformance, fotoperformance, videodança, videoarte, intervenção urbana, desenho e pintura. É integrante do Coletivo WE, do NUEP (Núcleo de estudos da performance) e da Plataforma Imaginários Arte. É autor do livro "Em terra de homofóbicos casamento gay é arte: Artivismo, norma e disrupção" além de diversos artigos e capítulos de livros. Atualmente tem interesse na produção em artes e nos processos curatoriais atravessadas pelas perspectivas cuir/transviadas.

Formado no Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes e no Curso Técnico de Teatro Musical SESI-SP. Na música tem formações no curso livre de canto erudito na EMESP e o Curso de extensão em instrumento musical (Acordeom) IFCE. No cinema tem formações nas extensões de atuação para vídeo, e produção audiovisual promovidas pela UEPB e no curso livre de cinema da Casa Amarela UFC. 

Na curadoria seu mais recente trabalho foi a exposição Degenerado Tibira o Desbatismo (Fortaleza - CE -2023). Nas artes visuais seu mais recente trabalho é a fotoperformance Quaresma para Tibira (Vaticano- 2023). Na performance, seu último trabalho foi a intervenção urbana "Rainha do milho" realizado através do edital de ocupação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. No ensino seu último curso foi "(Cuir)adoria: Construindo reimaginações através de imagens e artivismo queer. 

  • Instagram

CONTATO

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page