CURSO (CUIR)ADORIA: CONSTRUINDO REIMAGINAÇÕES ATRAVÉS DE IMAGENS E ARTIVISMOS QUEER. (2023)
O curso de curta duração "(Cuir)adoria Construindo reimaginações através de imagens e artivismos queer" tem o objetivo de compartilhar as investigações doartista-pesquisador-curador Waldirio Castro que nos últimos anos tem se interessado nos atravessamentos entre arte contemporânea, gênero, sexualidade, corporalidade e os processos em curadoria atravessados pelos estudos queer. Para isso o curso se propõe a compartilhar um breve panorama acerca de como podemos utilizar a lente dos estudos estudos cuir, queer, kuir,transviados, maricas, transmaricas e suas diferentes abordagens, enquanto uma lente epistemológica para as produções poéticas contemporâneas. Além disso, iremos compreender um pouco acerca do conceito de maquinaria de reimaginação e (Cuir)adoria, conceitos propostos por Waldirio Castro em sua dissertação de mestrado e processo de doutoramento respectivamente. Por fim realizaremos uma apreciação poética, por meio da lente dos estudos queer,de trabalhos artísticos, produzidos por artistas dissidentes Este curso faz parte do projeto "Construindo Reimaginações, imagens e Artivismos Queer" aprovado no Edital Ceará Da Cidadania e Diversidade Cultural, Área- Cultura LGBTOIA+ Categoria - Memória Cultural LGBTQIA+ e é apoiado pela secretaria de cultura do estado do Ceará por meio da Leino 18.012 de 1o de abril de 2022 e tem parceria com a plataforma @imaginarios_arte. O projeto conta com a publicação do meu livro "Em terra de homofóbicos casamento gay é arte: Artivismo, norma e disrupção", o seu lançamento que ocorreu em Crato-CE e Fortaleza-CE e este curso de curta
duração foi a última ação deste projeto
LANÇAMENTO DO LIVRO "EMTERRA DE HOMOFÓBICOS CASAMENTO GAY É ARTE: ARTIVISMO, NORMA E DISRUPÇÃO. CRATO-CE e FORTALEZA -CE (2023).
O lançamento do livro ocorreu em duas localidades: No Centro de Cultura e Arte da Universidade Regional do Cariri (URCA) em parceria com o Grupo de pesquisa NZINGA e o grupo de pesquisa BIXORDIA cidade do Crato - CE; e no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará.
O lançamento contou com uma fala acerca de questões sobre Censura nas artes, poéticas queer e artivismo, além disso os eventos contaram com distribuição gratuita da publicação para os presentes.
CURSO - PROCESSOS CURATORIAIS EM VÍDEO PERFORMANCE (2022)
O curso tem por objetivo construir e debater, de modo teórico-prático, processos curatoriais referentes às produções em videoperformance. Por meio da construção de uma cartografia de trabalhos de videoperformances realizados sobretudo no Norte/Nordeste brasileiro, América Latina e nos processos de curadoria já realizados anteriormente, pretende-se discutir de que modo a curadoria pode ser um agente ativo na relação com os artistas para a elaboração de uma exposição e como ela também pode ser lida enquanto um exercício de composição poética. Serão realizados debates coletivos, mediados por bibliografias pré-disponibilizadas, principalmente sobre o questões da performance, videoperformance e da curadoria contemporânea. Ao final, partindo de uma investigação coletiva, será desenvolvido um projeto curatorial coletivo de videoperformance tomando como espaço de exposição o Museu da Imagem e do Som do Ceará, como instrumento pedagógico de exercício curatorial.
MOSTRA IMAGINÁRIOS QUEER: PARTILHA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E CURADORIA NO CENÁRIO INTERNACIONAL. (2022)
A presente fala, construída a partir da partilha do processo de curadoria e produção da Mostra Imaginários Queer - 2022 (Valência/ES), tem por objetivo debater os processo de construção curatorial, principalmente focado na arte contemporânea de dissidência, apresentando um pouco do percurso de curadoria, pré-produção, realização e desdobramentos da realização da parceria da plataforma Imaginários (Brasil) com a curadoria de Eduardo Bruno e Waldirio Castro, juntamente ao Museari Queer Arte (Espanha). Para isso, será feita uma análise técnica-conceitual do pensamento curatorial que gestou o presente projeto, juntamente com apontamentos que possam contribuir com a formação de novos curadores no Ceará. No debate contamos também com as artistas Aires e Marília Oliveira que fizera parte da Mostra.
Realização: MAC - Ceará.
ARTE LGBTQIA+: IMAGENS E IMAGINAÇÕES (2022)
A formação livre foi promovida pela Casa de Saberes Cego Aderaldo através do Edital público Arte em rede. A formação foi ministrada pelo artista-pesquisador Waldírio Castro, e teve como objetivo refletir como as imagens produzidas por obras de arte contemporânea LGBTQIA+ no Norte/Nordeste brasileiro estão produzindo outros simbólicos que tensionam a norma hegemônica e os diversos processos históricos e sociais, onde a ótica de mundo Cis-hetero-masculina vêm se tornando responsável pela construção simbólica vigente, como por exemplo, as noções de gênero, sexualidade, família etc.
A formação surge como uma possível articulação coletiva que visa a construção do conhecimento direcionada a pessoas LGBTQIA+, artistas, artivistas e demais interessades em discutir acerca da produção de imagens inventadas por obras de arte contemporânea LGBTQIA+ no Norte/Nordeste brasileiro
PERFORMANCE E CONTRA-METODOLOGIAS DE PESQUISA E CRIAÇÃO (2021)
O curso promovido pela Escola Vila das Artes, foi facilitado pelos pesquisadores com Eduardo Bruno e Waldírio Castro. O curso foi dividido em dois módulos. O primeiro, ocorreu de forma on-line e foi aberto para interessados de todo o Brasil. Nele, foram discutidos, analisados e cartografados os percursos dos estudos da performance, principalmente no campo da arte, por meio da leitura e debate de textos, análise de trabalhos de performance e cartografia da cena da performance, principalmente, no recorte do norte-nordeste do Brasil e na América Latina.
O segundo módulo ocorreu presencialmente na Vila das Artes, sendo assim, destina-se a artistas residentes em Fortaleza e Região. Nessa etapa, o objetivo foi, por meio de práticas de percepção ativa do espaço do entorno da Vila, desenvolver uma criação coletiva de performances ou intervenções urbanas para serem realizadas como finalização do percurso do curso.
ARTE QUEER E REIMAGINAÇÃO (2020)
O curso teve como proposta refletir acerca de como as imagens produzidas por obras de arte contemporânea queer e demais dissidências de gênero e sexualidade, vêm tencionando a norma hegemônica e propondo exercicios de reimaginação de mundo contemporâneo, Com recorte em obras de artistas no nordeste brasileiro e America Latina, o curso surge como desdobramento da pesquisa de mestrado no PPGARTES UFC, do artista Waldirio Castro.
ATELIÊ VIRTUAL CRIAÇÃO EM TEATRO MUSICAL (2020)
O ateliê propõe outros mecanismos e dispositivos de criação que intercruzam as linguagens do teatro e da música. A partir de referências históricas, atuação na canção e discussões acerca de problemáticas contemporâneas traçamos caminhos para reflexão e criação no que venho chamando de “Outro teatro musical”.
O ateliê ocorreu de forma remota em 2020 promovido pelo Centro Cultural Belchior/ Instituto Iracema e foi facilitada por Waldirio Castro, com colaborações do artista Eduardo Bruno.
PROCESSOS CRIATIVOS EM TEATRO MUSICAL (2019)
O ateliê “Processos Criativos em Teatro Musical” tem como objetivo apresentar e sensibilizar o corpo do ator-criador para a criação autoral em Teatro Musical, desenvolvendo possibilidades de criação cênica com o foco na cena, na canção e na dança. “Iniciando com um breve recorte a respeito da história do Teatro Musical no Brasil, exercitamos entender o Teatro Musical não apenas como o modelo hegemônico Broadway”.
A oficina aconteceu na Escola Pública de Teatro da Vila das Artes, no ano de 2019 facilitada por Waldirio Castro com colaboração do artista Eduardo Bruno.
ATELIÊ OUTRO TEATRO MUSICAL (2019)
A atividade, conduzida pelo ator Waldírio Castro, tem como objetivo apresentar e sensibilizar o corpo do ator para a linguagem do Teatro Musical através de vivencias criativas que utilizam o teatro, a dança e a música como desparadores.
A oficina aconteceu na Escola Pública de Teatro da Vila das Artes em 2019 facilitada por Waldirio Castro e com colaborações criativas do artista Eduardo Bruno.
A CRIAÇÃO ARTÍSTICA A PARTIR DO ESPAÇO NÃO CONVENCIONAL E/OU URBANO (2018)
A proposta da oficina é desenvolver possibilidades criativas com base na relação do corpo com espaço não-convencional e/ou urbano. A investigação se deu a partir do entendimento do espaço em suas mais variadas camadas: a arquitetura, o simbólico e o social. O objetivo foi que os artistas criassem intervenções estético-políticas na paisagem cotidiana.
A oficina aconteceu na Escola Pública de Teatro da Vila das Artes em 2018 e foi facilitada pelos Artistas Eduardo Bruno e Waldirio Castro
NOMADISMO URBANO: A CIDADE COMO CAMPO POÉTICO E POLÍTICO (2017)
A oficina propõe um rompimento com o mecanismo do atual modelo hegemônico de sociabilidade ao utilizar a cartografia como referencial metodológico. Tendo as ruas como campo de investigação e criação o projeto pretendeu desenvolver uma maquinaria nômade na cidade, a partir da performance urbana. Ao final da oficina foi realizada uma instalação com os resquícios das intervenções/derivas realizadas pelos alunos.
A oficina ocorreu na escola Porto Iracema das Artes em 2017 e foi ministrada pelos Artistas Eduardo Bruno e Waldirio Castro.