top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

Necessita-se de estratégia para acabar com o capitalismo (lembrar sempre).

Tipo de projeto

Objeto conceitual

Data

Setembro 2025

Local

Fortaleza - CE

Resquicio que guarda um pedaço do material utilizado na performance homonima.
"Necessita-se de estratégias para acabar com o capitalismo" é uma performance/instalação desdobramento de uma videoperformance homônima onde convidei em 2020, no auge da pandemia, 4 performers de diferentes partes do mundo para escrever junto comigo por 30min a mesma frase.
Nos dias 19 e 20 de outubro de 2024 realizei no Centro Cultural Dragão do Mar a ação de escrever a frase homônima preenchendo os dois lados de uma placa de madeira com tamanho 2.30m x 1.80m durante 3h aproximadamente.

No que diz respeito a captura do capitalismo as identidades, as produções artísticas, de nossa imaginação e de qualquer outra esfera da produção humana, o que fazer para não sucumbir?Quantas vezes você já escutou reportagens de como economizar o seu dinheiro ou como economizar energia?Como uma pessoa que ganha um salário mínimo trabalhando oito horas por dia pode economizar algo? Já cobraram dos shoppings e das grandes empresas para economizarem sua energia? Qual artista nunca se pegou em uma crise ética onde seu evento é patrocinado por mineradoras que destroem o meio ambiente? Recusamos?
Aceitamos? Como negociar a venda da minha força de trabalho enquanto artista-pesquisador-curador?
A discussão acerca das problemáticas do capitalismo podem ser encontradas em diversos/as autores, grupos ativistas, artistas etc. com essa obra não encontro uma resposta, mas parto de um desejo de criar uma imagem que materialize a incessante desejo de busca por encontrar essas estratégias para acabar com o capitalismo. Essa não pode e nem deve ser uma tarefa individual.

Como artista sem ateliê, e pela impossibilidade de guardar a placa que tinha um tamanho muito grande para ficar dentro de uma casa, junto ao artista Eduardo Bruno realizamos a ação de quebrar a placa. Um pedaço é emoldurado e os outros jogados em um descarte de materiais de construção.

© 2025 por Waldírio Castro 

bottom of page